Rádio Comunitária: senado Americano aprovou a Lei neste sábado

O Senado Americano aprovou neste sábado a Lei das Rádios Comunitárias Locais. A aprovação do projeto na Câmara ocorreu na sexta-feira (18), e o projeto de lei será agora apresentado ao presidente Obama para assinatura, abrindo o caminho para milhares de estações FM de baixa potência.

A Associação Nacional dos Broadcasters (NAB), que era contrária ao projeto de lei por conta de preocupações com interferências, entre outros, enviou um comunicado aos favoráveis à lei da Câmara, os deputados Mike Doyle (D-PA) e Terry Lee (R-NE) na sexta-feira, oferecendo suporte para uma versão revista do projeto, que abordou as preocupações da organização, e a aprovação de apoio ao Senado também.

O Prometheus Radio Project, uma organização sem fins lucrativos que constrói, apóia e defende rádios comunitárias nos EUA, realizou um protesto no início desta semana na sede da NAB pedindo à organização que abandonasse sua oposição, por estarem extremamente satisfeitos com a aprovação da lei, embora admitam que "será necessário algum trabalho adicional no FCC".


O grupo liderado por Pete Tridish ( foto ) disse: "Uma cidade sem uma rádio comunitária é como uma cidade sem uma biblioteca. Este é um sonho que começou com poucos amigos em uma pequena cidade - que se iniciou com uma verba vinda da venda de bolos - lançou com sucesso uma estação comunitária (rádio de baixa potência), e construiu estes pequenos canais para as que as cidades pudessem comentar sobre as eleições, sobre o conselho escolar, para que pudessem respirar a vida na cena musical local, para permitir que as pessoas se comuniquem em suas línguas nativas, e para dar aos jovens um canal por onde podem se expressar."

A FCC criou o serviço de Rádios Comunitárias FM (LPFMs: Low-Power FM stations) nos EUA no ano 2000, e atualmente há centenas de LPFMs no ar, nenhuma delas de cunho comercial, característica-base deste tipo de emissora também no Brasil.

 Fonte:Radio Agência
Reações:

Nenhum comentário:

Claro leitor seu comentário será analisado antes de ser publicado.

Seu comentário não pode ter:
*Palavras ofensivas;
*Frases que indiquem a promoção ou a despromoção pessoal;
*Desqualificação intencional a esse blog;

Quaisquer duvida deve ser encaminhada a nossa redação através da pagina contato com preenchimento obrigatório dos dados pessoais

| Copyright © 2013 Radiofusores Fm.com