Aconteceu:Fundação se cala diante de irregularidades de rádio

João Monlevade 
Falta de tempo hábil. Esta é a justificativa da direção da Fundação Educativa e Cultural Germin Loureiro para se manifestar a respeito da entidade e da rádio Global FM, mantida pela Fundação.

A emissora recebeu concessão pública para operar com programação educativa. No entanto, desde a estréia da rádio, ocorrida no último dia 27, o assunto tem gerado polêmica em Monlevade. O motivo seria o conteúdo veiculado com predominância de assuntos políticos em detrimento de questões educativas e culturais, além da veiculação de propagandas, o que é vedado pela legislação.

Dados do Ministério da Comunicação apontam que a direção da Fundação Germin Loureiro está a cargo de um grupo com forte ligação ao deputado Mauri Torres (PSDB). Além do empresário José Oscar de Morais, proprietário da Prohetel, também respondem pela direção da Fundação o empresário Darci Alves da Silva, dono do Supermercado Somar de Nova Era e Lélia Carvalho e Silva (ex-secretária do parlamentar).

Desde a última semana, o Bom Dia tentou, sem sucesso, contato com a direção da Fundação. O empresário Darci Alves aconselhou que os questionamentos fossem direcionados ao colega Oscar, quem responde pela atual presidência da entidade.

Nos últimos anos, a Fundação Germin Loureiro registrou quatro mudanças de endereço. Durante muito tempo a entidade funcionou na rua Salgado Filho, nº 20, em Carneirinhos, nas proximidades da Prefeitura. Na época, a Fundação tinha como mantenedor o deputado Mauri Torres, quem indicava verbas para a entidade. Com recursos provenientes de subvenção do Governo do Estado, a fundação fazia distribuição de cestas básicas, medicamentos, óculos de grau, para pessoas carentes, na maioria, eleitores do parlamentar.

Na gestão do ex-governador Itamar Franco, as verbas de subvenção foram cortadas e deputados perderam a regalia de indicação de recursos. Com isso, a entidade foi perdendo forças e mudou de endereço. Passou a atuar em uma sala comercial, nas proximidades da Caixa Econômica Federal. Algum tempo depois, nova mudança fez com que a sede da Fundação se instalasse na rua Fernão Dias.

Agora, a entidade está instalada no mesmo espaço da rádio "educativa". O empresário Darci Alves, que atua como tesoureiro da Fundação, alega que a nova mudança é para contenção de despesas, já que a entidade atualmente está sem receita.

Apesar disso, a Fundação conseguiu colocar no ar a rádio Global FM. A concessão pública foi expedida em abril de 2005 pelo ex-senador Renan Calheiros, quem renunciou ao mandato após suspeita de ter feito uso de laranjas na compra de veículos de comunicação em Alagoas.



Silêncio

Perguntas ao atual presidente da Fundação Germin Loureiro, Oscar Morais, foram enviadas desde o último dia 29. Após contato telefônico, ele solicitou questionamentos via fax. Oscar comprometeu-se em pronunciar até a tarde desta terça-feira, 2, o que não foi feito.

Na tarde de ontem, novo contato foi realizado. Oscar alegou ter encaminhado a solicitação à Assessoria Jurídica da Fundação, já que não dispunha tempo hábil para se pronunciar. Além de solicitar cópias do estatuto da Fundação, o Bom Dia reivindicou cópias de atas das reuniões que tratem da abertura da rádio educativa.


Outros questionamentos da reportagem também ficaram sem respostas. O Bom Dia quis saber a origem dos recursos para compra de aparelhagem da emissora e, entre outros assuntos, quem mantém a rádio e como a direção da Fundação Germin Loureiro avalia o fato de a emissora educativa não seguir as recomendações da legislação para seu funcionamento, que determinam seguimento de algumas regras para a programação diária.


Fonte: Cidade Mais
Reações:

Nenhum comentário:

Claro leitor seu comentário será analisado antes de ser publicado.

Seu comentário não pode ter:
*Palavras ofensivas;
*Frases que indiquem a promoção ou a despromoção pessoal;
*Desqualificação intencional a esse blog;

Quaisquer duvida deve ser encaminhada a nossa redação através da pagina contato com preenchimento obrigatório dos dados pessoais

| Copyright © 2013 Radiofusores Fm.com