Conheça a nova tecnologia para emissoras de radio 'RDS'


O RDS, sigla em inglês para Radio Data System está sendo cada vez mais comum nas rádios , as principais emissoras da Capital Federal estão adotando o sistema RDS, que permite a transmissão de dados digitais pelas emissoras de rádios FM, o ouvinte que possui um aparelho compatível com a tecnologia RDS pode receber mensagens de textos enviadas pela emissora sintonizada, essas mensagens varia de emissora para emissora, normalmente informam o telefone, o nome e a freqüência da rádio, o nome do programa e do apresentador, além do nome da música que está tocando e do cantor. Algumas mensagens trazem até o nome dos anunciantes da rádio.


Qualquer emissoras de radio pode transmitir RDS, inclusive as comunitárias, não precisa modificar seus transmissores já que é ligado junto ao gerador estéreo, desde que o mesmo seja separado do transmissor. Alem do codificador a emissora precisará de um computador que será conectado ao RDS através de um cabo, para enviar as mensagens você precisará também de um programa especifico, geralmente vem junto com o RDS.

O RDS não ficou preso ao sistema digital de Fm que está encontrando dificuldades para ser implantado em todo brasil, pois a tecnologia digital custa caro para pequenas emissoras de radio.

O sistema dependendo de sua funcionalidade e tecnologia não custa caro, pois no mercado existem RDS em torno de R$250,00, veja uns dos mais baratos do mercado AQUI.


Hoje, a maioria dos aparelhos de Rádio e até mesmo celulares já vem equipados com o Sistema RDS, tornando ainda maior a comunicação da emissora com os seus ouvintes, essa tecnologia tende a crescer e a se popularizar cada vez mais a medida que mais rádios vão adotando o sistema. Veja no quadro abaixo a relação de emissoras de rádios de Brasília que já estão operando com o Sistema RDS.


FOI-SE O TEMPO EM QUE SÓ SE TRANSMITIA ÁUDIO PARA O RADIO



Reações:

Nenhum comentário:

Claro leitor seu comentário será analisado antes de ser publicado.

Seu comentário não pode ter:
*Palavras ofensivas;
*Frases que indiquem a promoção ou a despromoção pessoal;
*Desqualificação intencional a esse blog;

Quaisquer duvida deve ser encaminhada a nossa redação através da pagina contato com preenchimento obrigatório dos dados pessoais

| Copyright © 2013 Radiofusores Fm.com