Moçambique terá Rádios Comunitárias

Guebuza: Presidente
O Gabinete de Informação   (GABINFO)      está envolvido em trabalhos preparatórios para a elaboração do regulamento das Rádios Comunitárias.

O fato foi revelado, Segunda-feira (23), em Maputo, pelo diretor desta instituição governamental, Ezequiel Mavota, durante a apresentação do relatório do estudo sobre o papel das rádios comunitárias no processo de desenvolvimento socio-económico do país.

“É reconhecendo o nobre papel das rádios comunitárias que o GABINFO tem licenciado rádios comunitárias para vários pontos do país, estando neste momento a mobilizar esforços para elaboração do regulamento das rádios comunitárias”, disse Mavota.

O estudo enquadra-se nas ações do governo moçambicano, com vista a materialização da estratégia e politica de informação visando melhorar os serviços prestados pela comunicação social Falando na ocasião, Mavota contou que o objectivo do estudo é auferir das populações beneficiárias das rádios comunitárias o nível de contribuição das estações emissoras no processo de desenvolvimento local no país.

A rádio comunitária constitui meio de informação disponível para a população nas regiões onde ainda não tem acesso ao jornal e televisão.

Segundo a fonte, o estudo devia ter sido feito em todas as províncias do país, mas, devido a falta de orçamento, foram seleccionadas as províncias de Nampula, Manica, e Inhambane, localizados na região norte, centro e sul do país.

O estudo contou com o financiamento da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pretende aconselhar o governo a tomar as medidas certas com vista a fortalecer a imprensa comunitária em Moçambique através da capacitação do pessoal em matéria de rádios comunitárias, regulamentos, entre outras.

Moçambique, oficialmente República de Moçambique, é um país localizado na costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Tanzania, a noroeste pelo Malawi e Zâmbia, a oeste pelo Zimbabwe e a leste pelo Canal de Moçambique e o Oceano Índico, a sul e sudoeste pela África do Sul e Suazilândia. No Canal de Moçambique, tem fronteiras marítimas com as Comores, Madagáscar, a coletividade departamental francesa de Mayotte e as ilhas Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa, pertencentes às Ilhas Esparsas das Terras Austrais e Antárticas Francesas.

Direto do portal local: @Verdade

Reações:

Nenhum comentário:

Claro leitor seu comentário será analisado antes de ser publicado.

Seu comentário não pode ter:
*Palavras ofensivas;
*Frases que indiquem a promoção ou a despromoção pessoal;
*Desqualificação intencional a esse blog;

Quaisquer duvida deve ser encaminhada a nossa redação através da pagina contato com preenchimento obrigatório dos dados pessoais

| Copyright © 2013 Radiofusores Fm.com