Sistema de Rádio Digital Brasileiro‏

A ABINEE Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica com sedes nos principais estados do Brasil, e o SINDVEL - Sindicato das Indústrias do Vale da Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí - MG , indicaram o Eng.º Rogério de Souza Correa, sócio diretor da TELETRONIX de Santa Rita do Sapucaí - MG, como seu representante no Conselho do Rádio Digital, para a composição do parecer técnico que o Ministério das Comunicações irá encaminhar ao Governo, para decisão do padrão de Rádio Digital Brasileiro.

O conselho foi formado pelo Ministério das Comunicações, com a missão de ajudar na implantação do sistema de rádio digital no Brasil, e conta com 19 representantes do Governo Federal, do Poder Legislativo, do setor de radiodifusão e da indústria.

São dois sistemas que estão no páreo, o DRM europeu, que é um padrão livre, como um comparativo, nos moldes do Linux, e o IBOC norte-americano, da empresa Ibiquity, que é um sistema fechado, como Windows.

A primeira reunião ocorreu no último dia 23 de outubro, no auditório do Ministério das Comunicações, onde fora debatido o cronograma de trabalho e a definição das datas das próximas reuniões do Conselho, bem como, foram criadas três comissões: política industrial, inovação tecnológica e análise e acompanhamento dos testes técnicos, além da nomeação de quais entidades farão a composição das comissões.

O Eng.º Rogério Correa, como Representante da Indústria, participará de duas comissões: a de política industrial e a dos acompanhamento dos testes técnicos.

O ministério, em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), testou os sistemas em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. As avaliações foram concluídas em julho deste ano e o Inmetro fez relatórios sobre a performance das duas tecnologias em cada localidade.

Os resultados destes testes serão o tema da próxima reunião do conselho, que ocorrerá no dia 28 de novembro.

Brevemente, os relatórios dos testes, serão disponibilizados no site do MiniCom para que as emissoras e entidades representativas tenham acesso e avaliem os aspectos técnicos dos dois sistemas.

Informações: Teletronix
Reações:

Nenhum comentário:

Claro leitor seu comentário será analisado antes de ser publicado.

Seu comentário não pode ter:
*Palavras ofensivas;
*Frases que indiquem a promoção ou a despromoção pessoal;
*Desqualificação intencional a esse blog;

Quaisquer duvida deve ser encaminhada a nossa redação através da pagina contato com preenchimento obrigatório dos dados pessoais

| Copyright © 2013 Radiofusores Fm.com