BBC suspeita que China interfere em transmissão de rádio

A rede britânica BBC disse ter recebido informações de que seu serviço internacional de rádio estaria sendo cortado na China, naquilo que condenou como um esforço para cortar o acesso livre a notícias e informação.

Em comunicado, a rede disse que, embora não possa apontar de maneira definitiva a fonte da interferência, os esforços coordenados e extensos são indicativos de um país com muitos recursos como a China.

"A interferência de transmissões na China está sendo feita para causar o máximo de interrupção", disse o diretor de notícias globais, Peter Horrocks nesta segunda-feira.

Na China, o site da BBC é constantemente bloqueado. No ano passado, a empresa acusou autoridades chinesas de sabotar o canal de televisão BBC World News, quando transmitia notícias sobre temas considerados sensíveis, como questões relacionadas ao dissidente Chen Guangcheng, que escapou de prisão domiciliar e pediu asilo na embaixada americana.

Ainda em comunicado, a BBC disse que tem tido interferências em transmissões por satélite nos últimos dois anos, e enquanto os cortes em transmissões de ondas curtas, como o rádio, são menos frequentes, também afetaram transmissões em persa no Irã.

Outras redes internacionais também reclamaram que Pequim estaria bloqueando sua programação.

O The New York Times informou em janeiro que hackers chineses vinham atacando seus sistemas enquanto o jornal trabalhava em uma reportagem investigativa sobre a fortuna acumulada pelos familiares do premiê Wen Jiabao.

A China, que tem rígidas restrições em sua mídia doméstica, é frequentemente acusada por vários meios internacionais de tentar interromper o fluxo de notícias que chega aos chineses. O país ocupa a posição 173 de 179 países no índice de liberdade de imprensa realizado pelo grupo Repórteres Sem Fronteiras.

Informações: Folha online
Reações:

Nenhum comentário:

Claro leitor seu comentário será analisado antes de ser publicado.

Seu comentário não pode ter:
*Palavras ofensivas;
*Frases que indiquem a promoção ou a despromoção pessoal;
*Desqualificação intencional a esse blog;

Quaisquer duvida deve ser encaminhada a nossa redação através da pagina contato com preenchimento obrigatório dos dados pessoais

| Copyright © 2013 Radiofusores Fm.com